Thursday, November 7, 2013

Andressa Guedes

Canibalismo

Andressa Guedes



O canibalismo existiu ao longo da história da humanidade, sendo uma prática religiosa ou de costumes primitivos de diferentes motivações e características de cada época.

A existência de tribos canibais na América foi uma questão presente durante o processo de colonização europeia. Os colonizadores achavam uma prática selvagem que deveria ser extinta da cultura humana.




O canibalismo é um dos assuntos mais polêmicos em muitas discussões, e por isso alguns autores e diretores criaram obras fictícias para abordar o assunto, como no caso do filme, triologia, "O Dr. Hannibal" onde conta a história de um jovem que sofreu traumas e virou um temido canibal.

O canibalismo volta a ser discutido quando há o aparecimento de psicopatas e seriais killers que cometem crimes absurdos e muito violentos. Como no caso dos Crimes da Rua do Arvoredo, onde José Ramos e sua mulher Catarina Palse matavam pessoas e faziam linguiça com a carne humana, induzindo a população a comer. 

Charles Darwin, o biólogo pai da teoria da evolução das espécies, ficou sabendo do caso na Inglaterra e, segundo consta, escreveu sobre.


"Informa-se que no extremo meridional do Brasil, na cidade de Porto Alegre, um grupo de perversos matou várias pessoas usando sua carne para fazer linguiça, que não só comeram como induziram os habitantes a comê-la. O temor de que a humanidade perca a sua posição nobre e volte a bestialidade é infundado, mas regressões ocasionais sempre ocorreram. Há um chacal adormecido em cada homem", comenta Darwin.

O curioso é que segundo relatos, nem José Ramos e nem Catarina Palse comiam a linguiça. Essas brutalidades podem ter ocorrido por causa da violência amplamente praticada pelos contemporâneos de José Ramos na década de 1860, onde na mesma época estava tendo a Guerra do Paraguai. Guerra essa onde os gaúchos tiveram uma participação direta cometendo as maiores atrocidades, como saques, estupros, torturas e mortes extremamente brutais.


Quando descobriram sobre os crimes, os dois são levados a delegacia e Catarina movida talvez por medo ou remorso entrega todos os crimes de José Ramos, inclusive explicando que o fim dos corpos se davam na fabricação das linguiças, a sociedade reagiu revoltada e enojada sabendo que sem perceber foi transformada em canibal. Mas até hoje não se viu um documento concreto que comprove que as linguiças eram realmente feitas de carne humana. Foi feito de tudo para acobertar o caso na época, pois os laudos que continham os relatos de Catarina e todas as referencias a carne de linguiça foram simplesmente perdidos e extraviados, os únicos registros são do próprio diário da mesma, que também foi perdido. A imprensa brasileira pouco disse sobre o assunto, tendo mais destaque em jornais franceses e uruguaios, até chegar ao ouvido de Charles Darwin.

No comments:

Post a Comment